Cultura

Segundo a Unesco, a diversidade cultural, produto de milhares de anos de história e fruto da contribuição coletiva de todos os povos, é o principal patrimônio da humanidade. As civilizações e suas culturas também resultam da localização geográfica e das condições de vida que cada uma oferece, o que se traduz na riqueza e diversidade de formas de viver e sobreviver da espécie humana.

A cultura representa as formas de organização de um povo, seus costumes e tradições, que são transmitidos de geração a geração, como uma memória coletiva, formando sua identidade e, muitas vezes, mantendo-a intacta, apesar das mudanças pelas quais o mundo passa.

A identidade cultural é uma das mais importantes riquezas de um povo, pois representa um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados, que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade. Trata-se de um conceito de tamanha complexidade, que pode ser manifestado de várias formas e envolver situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos.

A diversidade cultural é um dos pilares da identidade brasileira e fator de sustentabilidade do desenvolvimento do País. O maior desafio nesta área é enfrentar a pressão que o desenvolvimento exerce sobre as estruturas tradicionais – sejam físicas, como sítios arqueológicos ou patrimônios históricos, sejam imateriais, como conhecimentos e práticas das populações.

 

Diagnóstico

Casa de Cultura
Foto: Beto Paes Leme

Em Maricá são desenvolvidos vários projetos culturais promovidos pelos governos estadual e municipal, com o patrocínio de empresas privadas, e por ONGs. Dentre eles destacam-se As Tapeceiras do Espraiado; Arte e Cultura para Todos; Percursos Culturais; Centro de Cultura e Artes; Ponto de Cultura do GAM6; Ponto de Leitura; Praça das Artes; Companhia das Máscaras; Coral Maricanto e Portal da Música.

O Aquário Cultural, no Mercado do Produtor, oferece gastronomia, artesanato e apresentações de música e dança. Existem ainda atividades como o Movimento Periférico (encontro musical de artistas locais) e Caminhão de Cinema, em parceria com o Sesc; a Roda Cultural de Maricá, que promove eventos com samba de raiz, capoeira, e exposições de artistas plásticos,e fotógrafos e os projetos Curta nos Bares e Maricá Vai Dar Samba. A Casa de Cultura de Maricá também realiza eventos e oficinas culturais, oferecendo o prêmio Maricá das Artes a artistas e instituições culturais do município

O Carnaval de Maricá é animado por diversos blocos carnavalescos e escolas de samba. As principais festas religiosas são a de São Jorge e a de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Maricá.

Em Maricá, há grupos e associações culturais, como o Grupo de Artistas de Maricá (GAM); a Associação Cultural Costa do Sol; as Tapeceiras do Espraiado; a Associação Casa do Artesão de Maricá; a Academia de Ciências e Letras de Maricá.

Para desenvolver ações e políticas culturais, o município mantém parcerias com grupos locais e empresas, como o Instituto Embratel e o Banco do Brasil. No âmbito dos governos estadual e federal, o projeto Pontos de Cultura visa potencializar iniciativas e projetos culturais desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração. Em 2010, teve três dos projetos entre os foram selecionados no estado : Arte e Cultura para Todos (Cia. Vida de Teatro e Dança); Percursos Culturais (Canteiros de Obras – Centro de Cultura); e Artes e Ponto de Cultura do GAM (Grupo de Artistas de Maricá).

Destacam-se no patrimônio histórico do município a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, a Fazenda do Bananal e a Casa de Cultura (bens tombados pelo Inepac), as fazendas do Pilar e de Itaocara, entre outras.

Ainda assim, o grupo entende que faltam atividades de lazer, artes e cultura. Existe também a necessidade de levantamento e valorização das manifestações e expressões culturais da região.

Propostas

Diretrizes para a cultura

Prioridade: Alta

Articulação

  • 1. Articular junto aos atores locais a promoção da cultura do município.

Capacitação

  • 2. Capacitar os agentes culturais.

Projetos

  • 3. Elaborar projetos de captação de recursos para projetos culturais.
  • 4. Implantar programas de artes nas escolas (música, artes visuais e artes cênicas).

Comunicação

  • 5. Desenvolver campanhas culturais direcionadas a crianças e adolescentes.
  • 6. Desenvolver um plano de comunicação voltado à divulgação de um calendário de atividades das manifestações e expressões culturais da região.

Planejamento

  • 7. Recadastrar os artistas locais.
  • 8. Promover o resgate da cultura local por meio da divulgação das manifestações e expressões da cultura local.
  • 9. Implantar bibliotecas comunitárias e salas de leitura assistidas por orientadores.
  • 10. Estimular visitas orientadas às localidades com potencial preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural da região.
  • 11. Criar espaços culturais com salas de cinema, teatro, shows e espaços permanentes para exposições.


Notícias relacionadas

Ministério das Cidades abre cursos para gestores de projetos urbanos

Interessados têm até 11 de março para se inscreverem nos cursos para formação de gestores  

Mil vagas para cursos gratuitos a distância sobre água

Capacitações visam a estimular e conservar o uso sustentável da água. Inscrições vão até 20/7

Inscrições abertas para cursos do projeto Água

São 630 vagas para seis capacitações a distancia em português e espanhol. Inscrições vão até 6 de junho

Conheça os cursos oferecidos pelo Tribunal de Contas do Estado

Serão oferecidos mais de dez cursos em Niterói voltados para a administração pública municipal  

Capacitação sobre Agenda 21 reúne visitantes em Maricá

Participantes puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor os objetivos da Agenda 21

Participe da capacitação em Agenda 21

Fórum da Agenda 21 de Maricá promoverá palestra sobre o tema no dia 25/3  

Fórum da Agenda 21 de Maricá faz convite para Capacitação

A oficina acontece hoje, dia 11/12, e tem como o tema “O que é Agenda 21?”  

Saúde em primeiro lugar

Grupo Fleury seleciona 12 ONGs para receberem capacitação na área da saúde

Agenda 21 Local é importante fonte para Planos Plurianuais

Fóruns participam de oficina de capacitação para auxiliar Prefeituras na elaboração do PPA