Cultura

Segundo a Unesco, a diversidade cultural, produto de milhares de anos de historia e fruto da contribuicao coletiva de todos os povos, e o principal patrimonio da humanidade. As civilizacoes e suas culturas tambem resultam da localizacao geografica e das condicoes de vida que cada uma oferece, o que se traduz na riqueza e diversidade de formas de viver e sobreviver da especie humana.

A cultura representa as formas de organizacao de um povo, seus costumes e tradicoes, que sao transmitidos de geracao a geracao, como uma memoria coletiva, formando sua identidade e, muitas vezes, mantendo-a intacta, apesar das mudancas pelas quais o mundo passa.

A identidade cultural e uma das mais importantes riquezas de um povo, pois representa um conjunto vivo de relacoes sociais e patrimonios simbolicos, historicamente compartilhados, que estabelece a comunhao de determinados valores entre os membros de uma sociedade. Trata-se de um conceito de tamanha complexidade, que pode ser manifestado de varias formas e envolver situacoes que vao desde a fala ate a participacao em certos eventos.

A diversidade cultural e um dos pilares da identidade brasileira e fator de sustentabilidade do desenvolvimento do Pais. O maior desafio nesta area e enfrentar a pressao que o desenvolvimento exerce sobre as estruturas tradicionais – sejam fisicas, como sitios arqueologicos ou patrimonios historicos, sejam imateriais, como conhecimentos e praticas das populacoes.

Diagnostico

Casa de Cultura
Foto: Beto Paes Leme

Em Marica sao desenvolvidos varios projetos culturais promovidos pelos governos estadual e municipal, com o patrocinio de empresas privadas, e por ONGs. Dentre eles destacam-se As Tapeceiras do Espraiado; Arte e Cultura para Todos; Percursos Culturais; Centro de Cultura e Artes; Ponto de Cultura do GAM6; Ponto de Leitura; Praca das Artes; Companhia das Mascaras; Coral Maricanto e Portal da Musica.

O Aquario Cultural, no Mercado do Produtor, oferece gastronomia, artesanato e apresentacoes de musica e danca. Existem ainda atividades como o Movimento Periferico (encontro musical de artistas locais) e Caminhao de Cinema, em parceria com o Sesc; a Roda Cultural de Marica, que promove eventos com samba de raiz, capoeira, e exposicoes de artistas plasticos,e fotografos e os projetos Curta nos Bares e Marica Vai Dar Samba. A Casa de Cultura de Marica tambem realiza eventos e oficinas culturais, oferecendo o premio Marica das Artes a artistas e instituicoes culturais do municipio

O Carnaval de Marica e animado por diversos blocos carnavalescos e escolas de samba. As principais festas religiosas sao a de Sao Jorge e a de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Marica.

Em Marica, ha grupos e associacoes culturais, como o Grupo de Artistas de Marica (GAM); a Associacao Cultural Costa do Sol; as Tapeceiras do Espraiado; a Associacao Casa do Artesao de Marica; a Academia de Ciencias e Letras de Marica.

Para desenvolver acoes e politicas culturais, o municipio mantem parcerias com grupos locais e empresas, como o Instituto Embratel e o Banco do Brasil. No ambito dos governos estadual e federal, o projeto Pontos de Cultura visa potencializar iniciativas e projetos culturais desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboracao. Em 2010, teve tres dos projetos entre os foram selecionados no estado : Arte e Cultura para Todos (Cia. Vida de Teatro e Danca); Percursos Culturais (Canteiros de Obras – Centro de Cultura); e Artes e Ponto de Cultura do GAM (Grupo de Artistas de Marica).

Destacam-se no patrimonio historico do municipio a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, a Fazenda do Bananal e a Casa de Cultura (bens tombados pelo Inepac), as fazendas do Pilar e de Itaocara, entre outras.

Ainda assim, o grupo entende que faltam atividades de lazer, artes e cultura. Existe tambem a necessidade de levantamento e valorizacao das manifestacoes e expressoes culturais da regiao.

Propostas

Diretrizes para a cultura

Prioridade: Alta

Articulacao

  • 1. Articular junto aos atores locais a promocao da cultura do municipio.

Capacitacao

  • 2. Capacitar os agentes culturais.

Projetos

  • 3. Elaborar projetos de captacao de recursos para projetos culturais.
  • 4. Implantar programas de artes nas escolas (musica, artes visuais e artes cenicas).

Comunicacao

  • 5. Desenvolver campanhas culturais direcionadas a criancas e adolescentes.
  • 6. Desenvolver um plano de comunicacao voltado a divulgacao de um calendario de atividades das manifestacoes e expressoes culturais da regiao.

Planejamento

  • 7. Recadastrar os artistas locais.
  • 8. Promover o resgate da cultura local por meio da divulgacao das manifestacoes e expressoes da cultura local.
  • 9. Implantar bibliotecas comunitarias e salas de leitura assistidas por orientadores.
  • 10. Estimular visitas orientadas as localidades com potencial preservacao do patrimonio historico, artistico e cultural da regiao.
  • 11. Criar espacos culturais com salas de cinema, teatro, shows e espacos permanentes para exposicoes.

plan du site
plan du site
plan du site
plan du site
plan du site
plan du site


Notícias relacionadas

Inscreva-se para o curso de Gestão de Projetos Urbanos

Capacitação online gratuita do Ministério das Cidades tem inscrições abertas até 27 de outubro

MMA abre inscrições para capacitação em nascentes

Objetivo do governo federal é ampliar a oferta de água e garantir o abastecimento em 18 regiões metropolitanas

ONU oferece curso gratuito sobre energias renováveis

Capacitação é online e objetivo é promover a formação de profissionais na área de energias sustentáveis

Trabalho em conjunto é aposta dos Fóruns Locais

Criação de núcleos regionais de discussão e projetos irá ampliar ações coletivas e oferecer solução para problemas comuns

Inscrições abertas para o Fundo Itaú Excelência Social

Serão selecionadas 10 organizações não-governamentais que desenvolvam programas educacionais para ganharem até 125 mil reais

Fóruns Locais se reúnem para capacitação em Itaboraí

Encontro tratou de questões estratégicas e de gestão de Fórum

Inscreva-se nos cursos gratuitos de Compras Públicas e Licenciamento

Capacitação é destinada aos técnicos das prefeituras e é organizado pela Associação Brasileira de Municípios em parceria com o Sebrae